Blog

16 de outubro - Dia Mundial da alimentação

16 de outubro - Dia Mundial da alimentação
Se você está sentindo incômodos na sua vida, como dores de cabeça, cansaço excessivo, sono leve, alergias constantes, entre outros sintomas físicos, antes de procurar remediar alguns desses sinais é importante olhar o que você tem consumido. O que você tem colocado como combustível no seu corpo? Sua forma de se alimentar pode responder vários dos seus incômodos!

Isso aqui você já sabe né?

Mas você sabia disso?

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), inclusive, os índices de obesidade, em território nacional, aumentaram de 11,8% para 20,3% entre 2006 e 2019.

Para minimizar os riscos relacionados à alimentação e doenças crônicas não transmissíveis, siga essas dicas:

Prefira alimentos in natura ou preparados em casa. Essa é uma boa forma de evitar aditivos e saber exatamente o que você está consumindo.
Evite ingerir muito sódio e, dessa forma, procure substituir embutidos e enlatados durante as refeições.
Troque os sucos e néctares de frutas prontos por sucos feitos em casa e opte, sempre que possível, por ingerir o próprio fruto em lugar do suco. Além disso, evite consumir grandes quantidades de doces e carboidratos.
eles proporcionam maior saciedade, ajudam no controle do peso e fornecem mais vitaminas e minerais. São exemplos: hortaliças, legumes, frutas e os próprios cereais integrais, como a aveia, o arroz integral e o trigo.
Nem toda gordura é ruim. Alimentos que contenham as gorduras insaturadas auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, integridade das membranas e até nos processos inflamatórios.
Além dos benefícios individuais, a escolha de uma alimentação saudável também tem implicações globais significativas. A produção de alimentos é responsável por uma parte substancial das emissões de gases de efeito estufa e pelo uso excessivo de recursos naturais. Portanto, a transição para dietas mais sustentáveis, vindas de produtores locais e baseadas em plantas é fundamental para a preservação do nosso planeta.



Neste dia especial, aproveite para celebrar a riqueza da culinária do nosso país, experimentar novos sabores e promover o compromisso com uma alimentação que beneficia a nossa saúde e o planeta. Com pequenas mudanças em nossos hábitos alimentares, podemos fazer uma grande diferença. Vamos juntos tornar o mundo mais saudável e sustentável, começando pelo que colocamos em nossos pratos.

Tags: